Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, isto é, não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar na aba comentários à editora no momento da submissão.
  • O texto deverá ser enviado de acordo com o formato disponbilizado no layout obrigatório, em arquivo Microsoft Word (.doc ou .docx), e não será identificada autoria, de forma direta ou indireta, em qualquer hipótese, a fim de atender as exigências descritas nas diretrizes para submissão.

  • As(Os) autoras(es) deverão preencher a titulação mínima exigida pelas respectivas seções da revista que estão submetendo o escrito, assim como instruirão com os documentos obrigatórios, caso da escolham pela seção de tradução.
  • As(Os) autoras(es) declaram estar de acordo as disposições quanto aos direitos autorais. Concordam, ainda, com as políticas antiplágio, de privacidade e de preservação digital e de acesso livre.
  • Todos os endereços eletrônicos (URL) constantes no texto foram fornecidos para fins de referências e revisados pelas(os) autoras(es), estando cientes de que não serão aceitos endereços indisponíveis ou incompletos.
  • É obrigatória a apresentação do endereço Currículo Lattes ou OrcID e do minicurrículo pelas(os) autoras(es) que submeterão os trabalhos à revista.
  • As(Os) autoras(es) autorizam a utilização de suas imagens para divulgação do trabalho, caso aprovado, nas redes sociais do IBADFEM.

Diretrizes para Autores

A Revista Direito e Feminismos tem diversas seções de modo a oportunizar a escrita para graduandos(as), bacharéis e especialistas.

As seções do nosso periódico são: Doutrina Contemporânea, Doutrina Estrangeira, Jurisprudência Comentada, Atualidades, Tradução e Resenhas.

Confira aqui os requisitos de publicação para cada seção (ex. titulação mínima, quantidade de páginas, metodologia de avaliação etc.) e os documentos que eventualmente devem ser apresentados.

MODELO DE LAYOUT (download obrigatório) - Disponibilizamos esse modelo de layout para escritos a serem submetidos em qualquer seção da Revista Direito e Feminismos.

Os escritos devem estar em conformidade com as diretrizes constantes no modelo de layout disponibilizado e, no que for omisso, deverá observar as normas da ABNT. Abaixo transcrevemos as orientações constantes no exemplar disponibilizado.

  • Formatação do título: Fonte georgia, tamanho 12, negrito, centralizado.
  • Formatação do subtítulo: Fonte georgia, tamanho 12, centralizado.
  • Resumo (em língua portuguesa e língua estrangeira): Fonte georgia, tamanho 10, justificado, espaçamento simples. Deve conter entre 100 e 200 palavras e ser escrito em um único parágrafo.
    Obs: o resumo em língua estrangeira pode ser no idioma inglês, espanhol ou francês.
  • Palavras-chave: inserir de 03 a 05 palavras-chave tanto em língua portuguesa como no idioma estrangeiro escolhido. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula (;) e finalizas com ponto final.
  • Formatação do parágrafo: Fonte georgia, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, espaçamento de 06pt antes e depois do parágrafo. A primeira linha de cada parágrafo terá recuo de 1,5cm.
  • Citações: adotamos o sistema numérico, isto é, deve-se indicar a referência de cada citação em nota de rodapé. 
  • Nota de rodapé: Fonte georgia, tamanho 10, justificado, espaçamento simples, sem espaçamento antes e depois.
  • Formatação de citação direta ( + de 3 linhas): Fonte georgia, tamanho 10, justificado, espaçamento simples, com espaçamento de 06pt antes e depois do parágrafo, com recuo de 4 cm à esquerda.
  • Referências: ordenadas em ordem alfabética.

Os trabalhos científicos deverão ser inéditos, originais e não podem estar pendentes de avaliação ou publicação em outros periódicos. Devem, ainda, ser escritos em português e submetidos para avaliação obrigatoriamente com o layout disponibilizado pela revista no formato .doc ou .docx.

Não será admitida a identificação de autoria e/ou coautoria no corpo do texto. A identificação das(os) autoras(es) será realizada após a aprovação para publicação do artigo, utilizando-se os dados de preenchimento disponibilizados pelas(os) autoras(es) quando da realização do cadastro no site da revista.

A Revista Direito e Feminismos não se responsabiliza sobre os conteúdos ou as opiniões expostos nos trabalhos, sendo de inteira responsabilidade das(os) autoras(es). 

Por fim, as(os) autoras(es) se comprometem em informar no ato da inscrição:

  • se há conflito de interesse com relação à pesquisa;
  • se há financiamento da pesquisa (bolsas, fomentos e outros);
  • se o artigo demandar aprovação de comitê de ética, informará o protocolo de aprovação e fornecerá o parecer do comitê;
  • se for uma tradução, deverá enviar cópia da autorização das autoras(es), salvo em caso da obra/escrito estar em domínio público.

Política de Privacidade

A Revista Direito e Feminismos utiliza o sistema Open Journal Systems (OJS), um software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas, desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project (PKP).

Quando da realização do cadastro no referido sistema, dados (nome, endereço eletrônico, etc.)  serão coletados para identificação das(os) usuárias(os) e serão armazenados no banco de dados do periódico junto ao OJS.

Os dados das(os) usuárias(os) serão mantidos sobre sigilo e serão utilizados para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Preservação Digital

O sistema Open Journal Systems (OJS), utilizado pela Revista Direito e Feminismos, garante a preservação do acervo dos textos publicados ao adotar a PKP Preservation Network (PN), a qual fornece serviço gratuito de preservação para qualquer periódico.